Nos últimos anos assiste-se a uma maior preocupação com o ensino e aprendizagem da Matemática, principalmente no Ensino Básico. Esta preocupação resulta essencialmente do insucesso escolar que os alunos têm vindo a revelar na área de Matemática. A abordagem deste tema fundamenta-se no fato de os jogos de estratégia serem um meio de desenvolver capacidades semelhantes às que os alunos desenvolvem e necessitam para a resolução de problemas (PALHARES & GOMES, 2006). O interesse pelos jogos de estratégia, ou por determinados jogos de estratégia, não é de todo uma novidade. Grandes matemáticos do passado revelaram muito interesse por jogos, sendo o xadrez possivelmente aquele que mais interesse terá suscitado. O interesse dos matemáticos pelos jogos originou um novo ramo da matemática relacionado com a teoria dos jogos (NEUMANN, 1990), sendo Van Neuman um dos grandes impulsionadores. Citarei dois exemplos de jogos matemáticos que utilizo muito em sala de aula.
O sim
''O sim'', serve para duas pessoas, usando lápis e papel, (denomina-se assim em honra ao seu inventor, Gustavus I. Simmons).Necessitamos de lápis de diferentes cores, um para cada jogador e um tabuleiro onde estão marcados os vértices de um polígono. O objetivo do jogo, para cada participante, consiste em traçar segmentos que unam dois pontos quaisquer do tabuleiro, de tal forma que não se formem triângulos com três lados da mesma cor. Só contam os triângulos cujos vértices sejam pontos do tabuleiro inicial.
Adivinhando a idade de uma pessoa
Podemos adivinhar a idade de uma pessoa pedindo-lhe que realize os seguintes cálculos:
1º Escrever um número de dois algarismos.2º Multiplicar o número escrito por dois.3º Somar cinco unidades ao produto obtido.4º Multiplicar esta soma por cinqüenta5º Somar ao produto o número 1750. 6º Subtrair o ano do nascimento. O resultado que se obtém é um número de quatro algarismos abcd. Os dois algarismos da direita, que correspondem às dezenas e às unidades, indicam a idade da pessoa e, os dois algarismos da esquerda, que correspondem às centenas e aos milhares, indicam o número que a pessoa havia pensado.
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